A sublimidade do conhecimento de Cristo

Fil 3,3-8 

 Irmãos, os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, colocamos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo. Na verdade, considero tudo como lixo diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor.  

O texto de hoje faz alusão a um problema que pode se tornar um grande obstáculo para seguirmos a Cristo: colocar nossa confiança em circunstâncias especiais, talentos ou privilégios que possamos ter recebido em nossa vida. Isso facilmente dá origem a uma falsa autoestima e incentiva nossas vaidades. 

Há algum tempo, havia citado um padre jesuíta, Pe. Lallement, em suas meditações. Como mestre espiritual, ele estava triste por ver um espírito se infiltrando em sua Ordem que valorizava mais o treinamento acadêmico e outras qualidades naturais do que o crescimento no Espírito de Cristo. De fato, essa tendência é fatal, pois, na realidade, o desenvolvimento da vida sobrenatural em nós é de muito maior importância do que os dons naturais, por melhores e mais proveitosos que sejam. 

É exatamente isso que São Paulo deixa claro para nós na leitura de hoje. Ele, que possuía privilégios significativos, estava bem ciente de como é errado depositar confiança neles ou se gloriar neles… Dessa forma, ele nos exorta a nunca perder de vista o que é essencial e a entender nosso valor como pessoas a partir do amor de Deus por nós. De que serve um intelecto brilhante se não for subordinado ao Espírito de Deus e colocado a seu serviço? De que servem os privilégios familiares (como crescer em uma família católica) e até mesmo a própria recepção dos sacramentos, se tudo isso não for frutífero para o Reino de Deus? Poderíamos continuar com uma longa lista de exemplos… 

Mas São Paulo vai ainda mais longe… Confiar e se gloriar em certos privilégios não apenas limita nosso progresso espiritual, mas pode se tornar um obstáculo tão grande que o apóstolo prefere considerá-los uma perda, considerá-los lixo. 

Ao falar assim, ele quer dizer que esses privilégios, quando não lidamos bem com eles, podem nos seduzir a construir nossa autoestima sobre eles, o que pode se tornar um grande obstáculo para a vida sobrenatural; por isso, Paulo decide se distanciar completamente de todos esses privilégios “segundo a carne”. 

Somente em Cristo devemos nos gloriar (cf. 2 Cor 10,17)! Seja qual for o privilégio ou talento que Ele nos concedeu, devemos colocá-lo em seu devido lugar. Um intelecto lúcido, boa aparência, talento artístico ou qualquer outra aptidão são bons dons em um nível natural. Mas eles se tornam um fardo ou “lixo” quando nos tornam orgulhosos e vaidosos, e não simplesmente assumem seu devido lugar na hierarquia de valores com humildade. 

Alcançar a humildade é geralmente um processo longo e envolve um longo treinamento… Os privilégios especiais – sejam eles quais forem – devem ser conscientemente subordinados e não devem receber um valor especial em relação ao conhecimento do Senhor. É bom deixar que eles atuem de forma oculta em vez de destacá-los, seja dentro de nós mesmos ou diante dos outros… Tudo isso nos ajudará a crescer em humildade! Uma pessoa tão talentosa como São Paulo estava bem ciente disso, e faríamos bem em ouvir seu conselho. 

NOTA: Como hoje é o sétimo dia do mês, que sempre dedicamos de forma especial ao nosso Pai Celestial, gostaríamos de convidá-lo a ouvir os “3 minutos para Abba”, que é um pequeno impulso que publicamos diariamente para aprofundar o relacionamento de confiança com Deus Pai. Você pode encontrá-los nos links a seguir: 

-Telegram: https://t.me/tresminutosparaabbaBR 

-Facebook: https://www.facebook.com/AmadoPadreCelestial 

-Página web: https://www.amadopadrecelestial.org/3-minutos-para-abba 

Baixar PDF

Supportscreen tag