VIA SACRA | XIV Estação: “Jesus está sepultado”



V. Adoramus te Christe et benedicimus tibi (Adoramo-vos, Cristo, e vos bendizemos).  

R. Quia per Crucem tuam redemisti mundum (Pois pela vossa Santa Cruz remistes o mundo).  

“Informado pelo centurião de que Jesus estava morto, Pilatos entregou o cadáver a José. Este, tendo comprado um lençol, levou-o para baixo, envolveu o corpo nele, colocou-o em um túmulo escavado em uma rocha e rolou uma pedra para a entrada do túmulo. Maria Madalena e Maria de José observavam o local onde ele foi colocado” (Mc 15,45-47). 

Tudo foi feito. José de Arimatéia, um homem justo e membro do Conselho que não havia aprovado a decisão e a ação do Sinédrio (Lc 23,51), disponibiliza seu próprio túmulo para que o corpo de Jesus seja colocado nele. 

As mulheres estão muito tristes. Certamente nem todas elas ainda entendem todo o significado e a magnitude da morte de Jesus, mas já têm uma ideia. Todas sabem que ele morreu inocentemente, que fez muito bem às pessoas e que seus ensinamentos foram muito importantes. Agora, elas experimentam a morte de alguém que amavam. Mas elas têm certeza de que as almas dos justos estão nas mãos de Deus. 

Muito em breve, quando a noite se dissipar e amanhecer a manhã eterna, o significado dessa morte será revelado. Muito em breve, verão a luz da Ressurreição, como os cristãos ortodoxos que aguardam hoje em Jerusalém o milagre do Fogo Sagrado, que acenderá as velas preparadas no Túmulo de Cristo. 

Jesus prepara uma morada para os seus, como garantiu aos discípulos (cf. Jo 14,2). Por isso, podemos enfrentar a morte com confiança e fé. 

“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está o teu aguilhão, ó inferno?”  Essa exclamação gloriosa ouviremos na Vigília Pascal: A morte foi vencida! Portanto, à medida que vivermos em profunda união com Deus, o medo da morte deve ceder cada vez mais. 

Oremos: “Senhor, concedei-nos, com Vossa graça, a salvação e a paz, para que a vossa Igreja, tendo vencido todos os obstáculos e erros, vos sirva em plena liberdade, por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, e é Deus pelos séculos dos séculos. Amém.” 

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Baixar PDF

Supportscreen tag