V. Adoramus te Christe et benedicimus tibi (Adoramo-vos, Cristo, e vos bendizemos).
R. Quia per Crucem tuam redemisti mundum (Pois pela vossa Santa Cruz remistes o mundo).
Mais uma vez encontramos Maria na Via Sacra, bem como na Quarta Estação e aos pés da cruz.
Deus quis que seu filho, que ela deu à luz, fosse novamente colocado em seu colo após sua morte, antes de descer ao reino dos mortos para anunciar a boa nova àqueles que lá o esperavam, para que também eles pudessem receber a graça da redenção.
Nossa mãe Maria é a imagem da Igreja. A ela foi confiado o mistério da morte e da ressurreição de Cristo. Ela anuncia sua morte e proclama sua ressurreição até o fim dos tempos. Ela administra e distribui aos homens todas as graças obtidas por Jesus na cruz para nós. Ela torna presente tudo o que Jesus disse e fez.
A nossa querida Mãe está presente desde o início, na Encarnação, e também no fim, antes que a luz da Ressurreição inunde e transforme tudo. Ela, como figura da Igreja, administra todas as graças que Deus preparou para os homens.
Assim, a Igreja reza também pelos mortos que morreram depois de Cristo, para que, por intercessão dos santos e pela graça, sejam completamente purificados e alcancem a plena união com Deus por toda a eternidade.
Oremos: “Senhor, concedei-nos a salvação e a paz, para que a vossa Igreja, tendo vencido todos os obstáculos e erros, vos sirva em plena liberdade, por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo e é Deus pelos séculos dos séculos. Amém”.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.